domingo, 21 de novembro de 2010

Que mal nos fizeram as crianças?

Estou a ver um programa de televisão que me está a dar uma raiva que não consigo descrever. Family Fat Surgeons. Um programa sobre cirurgiões que fazem operações (tais como bandas gástricas e lipoaspirações) a pessoas obesas. Neste momento a ver um rapaz de 16 anos a pôr uma banda gástrica.
  • O rapazinho de 16 anos diz: É muito dificil para mim ser gordo, sofro muito com isto.
  • Os pais orgulhosos dizem: ele está muito dedicado a isto e tem muita coragem. Ninguém quer ser o miúdo gordo no liceu, ainda por cima se ser o miúdo gordo significa ter problemas psicológicos. Estamos muitos contentes por ele pôr a banda gástrica.
  • O senhor doutor diz: estou muito preocupado com a obesidade infantil e crescer obeso é um trauma para a vida, daí eu achar muito importante estas intervenções nos mais jovens.
  • Eu digo: MAS ESTÁ TUDO PARVO???
  • Vocês dizem: Bah, americanos...

Pois deixem-me relembrar-vos que Portugal tem um dos maiores índices de obesidade infantil da Europa (31,5% das crianças portugueses entre os 9 e os 16 anos são obesas ou sofrem de excesso de peso) e o que está a acontecer nos Estados Unidos é o nosso futuro: miúdos de 16 anos pôr bandas gástricas. O que é que aquele rapazinho vai aprender com isto? Nada. Vai continuar a ter os comportamentos de risco que o levaram a esta situação e os paizinhos, com a lágrima no canto do olho, vão bater palminhas e continuar a enfardar hamburguers sentados no sofá a ver televisão.

A obesidade não é apenas um problema estético! Tem um grande impacto na saúde e no nosso bem-estar!

  • hipertensão
  • diabetes tipo II
  • doenças cardiovasculares
  • maior prevalência de cancro
  • maior prevalência de síndrome do ovário poliquístico
  • desordens alimentares
  • problemas ortopédicos
  • maior incidência de asma
  • baixa auto-estima
  • menor QUALIDADE DE VIDA!

Será que as crianças merecem isto? Elas não sabem o que estão a fazer, que raio de castigo é este? Adultos (pais e não só), está na altura de fazer qualquer coisa... e não é bandas gástricas de certeza!

4 comentários:

  1. Devias ver o programa do Jamie Oliver nos EUA, ainda só vi 2 episódios, mas logo no primeiro o rapaz desatou a chorar!! Ele pensava que mudar a comida que é servida nas escolas no reino unido tinha sido difícil... Mas não estava preparado para o que encontrou nos states: a escola servia pizza para o pequeno almoço e nunca tinham tido necessidade de usar facas! Havia muitos miúdos que não sabiam como usar garfo e faca!

    À pouco aqui no reino unido intalou-se uma polémica enorme porque os serviços de protecção infantil quiseram tirar uma criança da custódia da mãe devido à obesidade do puto: ele gostava de batatas fritas e por isso ela fazia uma montanha de batatas fritas para o jantar... sempre... todos os jantares...portanto basicamente a mãe estava a matá-lo!

    O que é triste é que os putos não têm culpa, o papel dos pais é educar as crianças e dar-lhes as ferramentas necessárias para o futuro. Em vez disso temos uma geração de progenitores que estão a tirar anos de vida aos filhos e a destruir qualquer hipótese de eles terem uma vida saudável.

    ResponderEliminar
  2. Poisé, mas não nos podemos esquecer que a publicidade a produtos alimentares dirigidos a crianças faz aumentar o seu consumo e isto normalmente acontece com aquele tipo de "alimentos" que poderemos apelidar de porcaria (m*r*d*)

    ResponderEliminar
  3. Isto realmente vai tudo num bom caminho... Mas é uma geração muito comprometida porque os próprios pais não têm hábitos de consumo saudáveis... :(

    ResponderEliminar
  4. É resultado do descontrole familiar, ausência de padrões comportamentais, inclusive ao nível alimentar.

    Já que o programa era americano, eles também têm soluções adequadas, basta cumprir com: "A Família em primeiro lugar", pelo Dr. Phill McGraw (2007) da editora Ideias de Ler.

    ResponderEliminar