Vivendo no seixal e trabalhando na Cruz Quebrada põe-se a pergunta: como fazer a minha deslocação diária? Durante muitos anos decidi ir de carro até à faculdade (na altura estava a tirar a licenciatura, também na zona da Cruz-Quebrada). Até que tive uma epifania (ou seja, fui viver sozinha e o dinheiro não dá para tudo) e passei a ir de bicicleta e transportes.
Vamos fazer contas ao tempo e ao dinheiro gastos numa e noutra situação (pus também os valores referentes ao ginásio, que era necessário para manter uma actividade física):
Automóvel (A2 – ponte 25 de Abril – A5)
- 3 depósitos de gasolina/mês : 55 litros de depósito x 1.399€ (gasolina95) x 3 = 230€
- portagens da ponte 25 de abril: 1.40€x5 dias x 4 semanas = 28€
- mensalidade de ginásio: 45€
- tempo em hora de ponta: 1h15 (tempo médio, varia se há acidentes, obras, manifestações, etc) x 2 (ida e volta) x 5 dias x 4 semanas = 50h
- tempo de ginásio: 1 hora x 4 dias/semana=4 horas/semana = 16 horas
- Total em euros: 303€
- Total em tempo: 66h
Bicicleta + barco (seixal – cais sodré) + comboio cp(c.sodré – cruz-quebrada)
- passe social: 23.65 (barco) + 38.75€ (comboio) = 62.4€
- mensalidade de ginásio: 0€
- tempo dispendido em hora de ponta: 25min bicicleta + 15min barco + 15 min comboio + 5 min de transfer entre transportes = 1h x 2 (ida e volta) x 5 (dias/semana) x 4 (semanas) = 40horas
- tempo dispendido em ginásio: 0h
- Total em euros: 62.4€
- Total em tempo: 40h
O que eu poupo por mês:
- dinheiro: 303€ – 62.4€ = 240.6€
- tempo: 66h – 40h = 26h
Sim, para quem não percebeu bem eu poupo 240 euros e mais de 24horas por mês.
Qualidade de vida? É uma questão de escolhas.
E com esse dinheiro podes ir muitas vezes ao japonês ;)
ResponderEliminarFiquei admirada com o tempo, 10h de diferença por mês (não contando com ginásio)é muito significativo! Em termos de custos já estava à espera, não há meio de transporte mais caro do que o carro!
ResponderEliminarOlha..eu vivo em Linda-a-Velha e trabalho no Seixal. E faço as minhas deslocações diárias igualmente de bicicleta! Podíamos trocar de empregos..ou casa ;o)
ResponderEliminareheh
AH... e se saíres em Algés e fores a pedalar até à CQ o passe da CP fica-te em 21€.
ResponderEliminarE esqueceste-te de contabilizar o que poupas em remédios e idas ao médico ;o)
Ando só à procura de uma bicicleta dobrável (a preço acessível) para poder fazer o percurso Seixal-Parque das Nações de comboio+bici.
ResponderEliminarGrande exemplo! ;)
Tiago, tenho uma A-Bike por estrear, com bomba e saco de transporte, que vendo baratinho, caso estejas interessado! O que é baratinho? olha, faz uma oferta e depois vê se não concordas!
ResponderEliminar(e.alves@vizzavi.pt)
É muito interessante perceber que grande parte dos commuters by bike não vivem em Lisboa mas nos arredores.
ResponderEliminarsimplycommuting isso acontece porque a maior parte das pessoas que trabalham em Lisboa não vivem lá, mas sim nos arredores. O planeamento urbano de Lisboa foi tão mau durante tantos anos que a nossa capital é hoje uma cidade fantasma, composta quase só por escritórios e parques de estacionamento.
ResponderEliminarInacreditável o dinheiro e o tempo poupado!!
ResponderEliminarInteligencia e sabedoria aliadas sao uma grande arma...
ResponderEliminarQuero só acrescentar que a utilização do automóvel acaba por ficar mais cara uma vez que é preciso contar com a manutenção, impostos, avarias, etc.
ResponderEliminarMesmo sem incluir o ginásio nas contas, a bicicleta fica a ganhar. :)
Ficas gira na bicicleta e isso ainda conta mais
ResponderEliminarExcelente post e muito adequado considerando os tempos de contenção de custos. Parabéns!
ResponderEliminarAlgumas perguntas práticas, porventura fúteis:
ResponderEliminar-E não chega transpirada ao trabalho ou à faculdade?
-Quando chove?
-Protecção de livros e haveres pessoais na viagem?
Lamento, mas mesmo andando de bicicleta, preciso da academia: judô e musculação (mas não fico em esteira ou bicicleta ergométrica como um hamster).
ResponderEliminarsim a bicicleta fica a ganhar, agora falta é melhorar a rede da Carris, as faixas bus, permitir que as bicicletas possam circular nelas, e adaptar mais autocarros para o transporte de de bicicletas!
ResponderEliminarIsaac, faz muito bem. A bicicleta faz parte da minha actividade física, mas (e sendo ex-atleta) adoro desporto e não posso viver sem ele, e complemento a pedalada com outras actividades desportivas :)
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