quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Porque Custa Tanto Mudar?


Vivemos numa sociedade que nos coage a ter estilos de vida padronizados, onde a norma é o sedentarismo e os excessos alimentares. O padrão é ditado pelo meio ambiente onde vivemos, onde o facilitismo impera. À nossa volta tudo parece feito para evitar qualquer esforço físico (carros, passadeiras rolantes, centros comerciais, elevadores) e a oferta de comidas rápidas, processadas e altamente calóricas é assustadoramente elevada, sendo o seu consumo estimulado pela publicidade que assoberba todos os meios de comunicação.

Aqueles que levam uma vida activa e uma dieta adequada são aqueles que criam as suas próprias alternativas aos padrões oferecidos. Se é necessária uma mudança nos estilos de vida da população, então a própria sociedade deve estimular estas mudanças.

Mas há que pensar: quem é a sociedade? Para haver decisão política é necessário que nós nos façamos ouvir, nos façamos ver. Cabe a nós iniciar o processo de mudança. Para aqueles que são pais, que legado querem deixar aos vossos filhos? Uma vida de sedentarismo, doenças metabólicas e uma luta constante contra a obesidade?


Ou uma vida saudável, próspera e feliz? A escolha (ainda) é nossa.


1 comentário: