sábado, 8 de janeiro de 2011

Guerra civil nas estradas

Entre Janeiro e Abril do ano passado morreram nos hospitais 275 pessoas em resultado de acidentes de trânsito. 61 peões (ou seja por atropelamentos), 163 condutores e 51 passageiros. Se tivessem morrido 275 portugueses num atentado terrorista haveria uma revolta de uma ponta a outra de Portugal. Mas como é em acidentes rodoviários já nem reparamos. É uma guerra civil a acontecer e tudo de olhos fechados.

Vamos mas é pegar mais nas bicicletas e nos transportes públicos e menos nos carros. E já se sabe: ter cuidado ao atravessar as ruas, mesmo quando estamos nas passadeiras, há homicidas em todo o lado.

E se forem de carro lembrem-se: a nossa pressa, o nosso telefone e a nossa chico-espertice podem custar a vida de alguém.

2 comentários:

  1. deixo aqui um link com uns vídeos sobre uma conferência sobre utilização de bicicletas e qualidade de vida em Copenhaga. Poderá ser útil aqui para o blog
    http://video.tedxcopenhagen.dk/video/911034/mikael-colville-andersen

    ResponderEliminar
  2. E agora algo completamente diferente: "E se forem de carro lembrem-se: a nossa pressa, o nosso telefone e a nossa chico-espertice podem custar a vida de alguém." se forem a pé, de bicicleta, de skate também! Infelizmente, o automóvel, não é apenas, neste caso especifico, o culpado.
    A mais recente utilização de bicileta para transporte e até para lazer, no global muito positivo, tem aspectos negativos, um deles o frequente desrespeito de alguns ciclistas por tudo o que é lei do Código da Estrada e principalmente de semáforos. Em Paris/França já há leis mais restritas à utilização da bicicleta e por exemplo, o uso nos passeios, que ao inicio era tolerado, agora é bastante mais controlado e reprimido.
    Infelizmente, podemos podemos tirar o homem da ignorância, mas não podemos tirar a ignorância de alguns homens.

    ResponderEliminar