quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Sacos de plásticos banidos da Itália

A partir deste ano os sacos de plástico são proibidos na Itália. Excelente! Precisamos cada vez mais de bons exemplos. Os sacos de plástico são produzidos através de petróleo e levam várias décadas a decomporem-se. Já para não falar nos milhões de sacos de plásticos que vão parar ao oceano e matam milhares de tartarugas, golfinhos e outros animais sufocados.

Em Portugal já existem campanhas para as pessoas levarem os seus próprios sacos para as compras e certos supermercados (como o Pingo Doce) já cobram os sacos de plástico. Alguns passos na direcção certa, o que é positivo.

Para lerem a notícia completa: http://www.bbc.co.uk/news/world-europe-12097605

4 comentários:

  1. Tenho lido que em Portugal também se pensa implementar uma lei com vista à redução drástica do uso de sacos de plástico. Algo como todos os supermercados sem excepção não poderem oferecer os sacos. Mas o ideal mesmo seria bani-los por completo...

    ResponderEliminar
  2. E até se tentou, mas (diz-se) alguém não quis e quando há falta de coluna cervical...
    Mas, devagar, lá se vai indo...em ultima análise sempre se podem usar como sacos do lixo (que também são feito de composto-base petróleo e não são degradáveis)

    ResponderEliminar
  3. Sim, podemos sempre usar os sacos de plástico como sacos do lixo. Mas é como diz, devagar lá se vai indo, que é melhor do que não ir de todo.

    Por acaso já comprei um desses sacos de serapilheira para fazer as compras perto de casa e é muito bom, não só por causa das tartarugas, mas porque como vou a pé é muito mais fácil transportar coisas pesadas num saco robusto e não em sacos de plástico que se rasgam todos e cortam os dedos com o peso.

    ResponderEliminar
  4. Passe a publicidade, comprei numa loja "Casa", um saco de tecido sintético e resistente, que é vendido dentro de uma pequena bolsinha - há em várias cores e padrões diferentes. Ando com ele sempre, para todo o lado. Assim, quando vou às compras, nunca me esqueço dele.

    ResponderEliminar