terça-feira, 26 de outubro de 2010

O AÇÚCAR NINJA ANDA POR AI

Existe uma lei que obriga as empresas a colocarem os ingredientes nos seus produtos alimentares onde, obrigatoriamente, os ingredientes devem aparecer em valores decrescentes por quantidade (ou seja os primeiros ingredientes a aparecer são os que existem em maior quantidade).

Um dia destes fui a dispensa e ao frigorífico dos meus pais pensando que como são pessoas que têm cuidado com a sua alimentação, não iria encontrar um único açúcar ninja*. Encontrei vegetais enlatados, cereais de “dieta”, umas salsichas, iogurtes, fruta e outros alimentos que parecem inócuos. Fui então verificar os rótulos e lá estava ele! O ninja das diabetes tipoII!


Exemplos:


- Cereais fitness “para manter a sua linha”: açúcar como segundo ingrediente (11.3gramas de açúcar por 100 de produto)

- Iogurtes de morango “a leiteira” (Nestlé): açúcar como segundo ingrediente, 13.1 gramas de açúcar por 100 gramas de produto)

- Ervilhas enlatadas do LIDL: açúcar como terceiro ingrediente (não diz quantas gramas de açúcar por 100 de produto)

- Nesquik para adicionar ao leite: açúcar como PRIMEIRO ingrediente (77.6gramas de açúcar por 100g de produto!



Relembro que um pacote de açúcar do café tem em média 7 – 9 gramas de açúcar. Pensem bem na quantidade de açúcar adicionado que ingerimos durante o dia sem o saber! Lembrem-se que o açúcar vicia, activando as mesmas zonas de prazer no cérebro que a cocaína.


Portanto já sabem, da próxima vez que forem ao supermercado leiam os rótulos e procurem por este açúcar ninja, que infecta quase todos os produtos... por uma qualidade de vida melhor


3 comentários:

  1. Eheheh.
    Também já tinha dado pelo ninja.
    Para mim o ninja gosta mesmo de atacar é na coca-cola. São 35g por lata (espero não estar a mentir). +/- 7 pacotinhos de acúcar...
    E eu que só punha meio pacote de açúcar no café.

    Bem visto R.G.

    ResponderEliminar
  2. Em relação à Coca-Cola, há a zero, e agora até a zero sem cafeina. depois temos é os adoçantes, mas isso são outros quinhentos.

    E o sal ninja?

    ResponderEliminar
  3. hummmmmmmmmmm
    ninjas (organizações secretas maléficas na despensa das pessoas inocentes): açúcar e sal na alimentação... e os químicos nos produtos de higiene e beleza?

    ResponderEliminar