quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Bons exemplos: Holanda

Às vezes dou comigo a levar buzinadelas e com lama na testa e pergunto-me "o que têm os nórdicos a mais que nós?" Fui então ver o caso da Holanda. Este país tem 16.5milhões de pessoas, 17 milhões de bicicletas e 27% de TODAS as viagens são feitas em duas rodas.


A história da bicicleta como meio de transporte começou há mais de um século atrás (história das ciclovias na Holanda). Em 1890 apareceram as primeiras ciclovias, e em 1905 foi criada a primeira lei em defesa dos ciclistas: proibida a invasão das ciclovias por outros métodos de transporte. A partir daí foi sempre a pedalar!

Hoje a Holanda tem extensas ciclovias em óptimas condições, que percorrem não só as principais cidades como também ligam estas aos subúrbios e aos meios rurais. Os ciclistas têm locais de espera especiais nos semáforos (em frente aos carros, para serem visíveis) e têm “atalhos” especiais nos cruzamentos, onde podem virar à direita sem esperar pelo verde dos semáforos.

Todas as zonas residenciais têm um limite de 30km/h e estruturas físicas (árvores, pilaretes, lombas, estradas mais estreitas) que condicionam o trânsito de carros.

As cidades têm extensos parques para bicicletas, especialmente em todas as estações de comboios (urbanos, suburbanos e regionais) e metro (onde costumam ter guardas, câmaras de vídeo e até oficinas para bicicletas). Os transportes públicos estão extremamente bem coordenados e as estações de comboio têm quase todas um rent-a-bike.


As leis protegem os ciclistas: o automobilista será culpado em quase todas as ocasiões em que houver acidentes com bicicletas.

Para assegurar que todos percebem bem o esquema da coisa, as crianças têm aulas de condução de bicicletas na escola primária, onde têm de passar num teste supervisionado pela polícia de trânsito. Ao tirar a carta os automobilistas são ensinados a respeitar os peões e as bicicletas.



Estamos com mais de um século de atraso... será que aprendemos com os bons exemplos?

4 comentários:

  1. Quem já leu Almeida Garret sabe que já na altura ele comparava as ruas de Paris às nossas, especialmente Lisboa, nomeadamente à manutenção que a nossa calçada portuguesa obrigava. Como éramos um país rico...ou seja, bons exemplos nós temos, mas...a Holanda é plana e blaábláblá e blá,blá e transportes bem coordenados e blá...ou seja, quem sabe mais 200 anos...

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  2. O que têm os nórdicos a mais que nós? Os Holandeses, um PAIS PLANO. Tão plano que para a única vez que fazem ponto de embraiagem em automóvel, é nas aulas de condução, quando são obrigados a parar nas rampas das pontes sobre os canais. Não há montanhas, não há escaladas. E há frio, há sempre frio.

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  3. Essa do plano é recorrente. Uma das cidades que mais aderiu à bicicleta como meio de transporte foi São Franscisco e garanto-lhe que é uma cidade muito mais acidentada que Lisboa e Porto.

    E o frio é verdade. Mas quer saber uma curiosidade? Já tive o prazer de visitar os nórdicos e digo-lhe que eles passam muito menos frio do que nós. Eles aquecem não só as casas, como os escritórios, as faculdades, etc. Em Portugal gosta-se muito de gelar os pezinhos, apesar de termos um Inverno ameno. Já entrei em muita casa portuguesa onde estava mais frio dentro de casa que na rua e nem lhe vou falar de onde trabalho nem da faculdade onde estou a tirar um mestrado, porque chegou ao ponto de ter que comprar a meias um aquecedor com o pessoal todo do trabalho. É um susto.

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  4. Sobre S.Francisco e Lisboa, recomendo a leitura:
    http://velocipedia.blogspot.com/2010/10/lisboa-e-sao-francisco-diferenca-esta.html

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