Mas afinal quem é mais esperto? Quem tem uma maior qualidade de vida? Nós ou os dinamarqueses/suecos/finlandeses/holandeses?
AUTOMÓVEL VERSUS BICICLETA
Prós:
- em algumas situações é mais rápido;
- proporciona um conforto parecido ao sofá.
Contras (directos):
- custa vários milhares de euros, sendo muitas vezes causa de endividamento;
- paga combustível, portagens, estacionamento, imposto automóvel, selo, seguro, inspecções, revisões;
- várias horas por dia perdidas em engarrafamentos e trânsito lento;
- o tempo de chegada ao destino é incerto (acidentes, ruas cortadas, trânsito imprevisto);
- quanto tempo perdemos à procura de estacionamento?
- causa várias mortes por ano em acidentes e atropelamentos;
- emite gases nocivos para a nossa saúde e as nossas cidades;
- promove um estilo de vida sedentário e pouco saudável;
- desumaniza as cidades, ocupando passeios e espaços públicos designados para os peões;
- vamos fechamos na caixinha e tudo o que não é transito passa-nos completamente ao lado;
- somos mais um no mar de carros, perdemos a nossa identidade no meio do rebanho.
BICICLETA
Prós:
- não custa nada a não ser a aquisição inicial... e uma visita ou duas à oficina para afinar os travões;
- passa impune pelos engarrafamentos;
- o tempo de chegada previsto é SEMPRE o mesmo;
- em curtas distâncias é muitas vezes mais rápido que o carro;
- pode ser usado em conjunto com os transportes públicos (em muitos transportes não se paga mais por levar a bicicleta);
- pode estacionar em qualquer lado e a qualquer hora e pagar absolutamente zero euros;
- proporciona uma actividade física integrada com o nosso dia a dia (não é necessário despender horas nem euros para ir a um ginásio pedalar numa bicicleta de hamster);
- reforça o nosso sistema imunitário e ajuda-nos a combater diversas patologias (obesidade, tensão alta, diabetes tipo II, dislipidémias, problemas cardíacos, problemas cardiovasculares, certos tipos de cancro, depressão, stress, ansiedade);
- humaniza as cidades, vemos pessoas e não carros;
- consciencializa-nos para os problemas das nossas cidades;
- aumenta o contacto com o meio ambiente, reparamos nas cores, nos sons, nos cheiros;
- não polui;
- podemos expressar a nossa individualidade não só através da personalização da bicicleta mas também através do que vestimos e de quem somos, pois está garantido que TODA a gente vai reparar em nós;
- está também garantida a admiração de terceiros ("vens de bicicleta??? Ooohhhh!!!).
Contras:
- quando chove é chato;
- às vezes quando TODA a gente repara em nós é chato;
- os transportes em Lisboa não estão preparados para transportar bicicletas e pode causar algum transtorno passar pelos torniquetes e viajar a agarrar na dita cuja para que ela não deslize pelo comboio/barco/metro fora.
RESULTADO
Quem ganha esta batalha?
http://www.arcodavelha.eu/insolito/dinamarqueses-sao-os-mais-felizes-da-europa/
- Dinamarqueses = país da Europa com maior índice de felicidade
- Portugueses = 26º numa lista de 31 países
Cada um que tire as suas conclusões.
P.S. para os interessados: espreitem o movimento cyclechic, tanto o dinamarquês como a versão portuguesa (ambos com hiperligação no lado direito do blog)
Em primeiro lugar muitos parabéns pelo blogue, acho uma excelente ideia, tanto pelos conhecimentos que tens fazendo com que as pessoas que leiam aprendam a mudar comportamentos que ignoram estarem errado ou no mínimo dar-lhes a conhecer realidades completamente diferentes ás que estão habituadas.
ResponderEliminarSobre este post especifico sobre as bicicletas vs automóveis acho que tocaste em todos os pontos fundamentais e concordo com os pontos que referiste,o uso do automóvel esta tão enraizado na cultura e nos costumes portugueses que é utilizada em situações completamente absurdas como o de ir de automóvel para o local de trabalho quando este se encontra a 1,2 quilómetros de casa,é certo que para longas distancias o automóvel é muito útil mas para utilização casual e nas cidades a bicicleta deveria ser um dos principais meios de transporte.É verdade que Portugal não possui de momento as condições que os países nórdicos que referiste em termos de infraestruturas (ciclo-vias por exemplo) ams por outro lado temos o que eles não tem,um clima propicio para as pratica de actividades ao ar livre,nesses países como a Holanda,Dinamarca,Suécia,Bélgica,Suíça e afins faça chova,neve,sol os seus habitantes utilizam a bicicleta frequentemente,o que tem que suceder em Portugal é uma mudança da mentalidade das pessoas..requerer a quem de direito para melhorar as infraestruturas por exemplo,promover actividades de esclarecimento ou mesmo promovendo o uso da bicicleta dando certos benefícios para quem as usa.Num país onde o endividamento é tão grande e a saúde cada vez pior o andar de bicicleta é uma óptima forma de matar 2 coelhos com uma cajadada como a expressão bem ilustra. :)
Andar de Bicicleta é saudável para o corpo, para a mente e para a alma.
ResponderEliminarE, para um ambiente melhor a bicicleta é uma opção consciente para nos deslocarmos sem causar poluição, além de que traz bem-estar, emagrece e faz bem para a saúde.
:)
"quando chove é chato;"
ResponderEliminarUm bom equipamento resolve o problema. Para mim três peças bastam: casaco, calças e botas. Para além do requisito óbvio que é serem impermeáveis, estes equipamentos, também devem ser transpiráveis. Os mais conhecidos usam as membranas Gore-Tex ou NOVADRY e podem ser encontrados em quase qualquer loja de desporto (raramente na secção de ciclismo, procurem na secção de vela)
sao uns conas
ResponderEliminarDesde há dois anos para cá tenho adoptado a bicicleta como o meu meio de deslocação principal. Além de estar mais magro, mais forte e mais resistente a doenças comuns, como a gripe, estou mais feliz. O contacto directo com a cidade e o campo e com as pessoas tem-me deixado uma pessoa melhor, mais calma e mais tolerante.
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