segunda-feira, 7 de março de 2011

Homicida em massa crítica brasileira

Como não tenho televisão, só soube desta notícia recentemente. E ainda há pessoas que apoiam este acto homicida: “Achei errado da parte dos ciclistas. (!!!) as pessoas estavam cansadas, vieram do trabalho”...”na hora de voltar para suas casas, se depararam com uma paciata que nem foi pedida permissão"... "mereceu!”

Eu quando volto do trabalho também me deparo com paciatas não autorizadas todos os dias: chama-se hora de ponta. Acho extraordinário ninguém se incomodar quando a estrada está bloqueada com o trânsito de carros, mas se for uma bicicleta: MATA!!! SAI DA ESTRADA! PALHAÇO! Eu pergunto-me: se estão parados nas duas situações, QUAL É A DIFERENÇA???

Eu digo qual a diferença: se o trânsito fosse todo de bicicletas a hora de ponta não seria tortuosa. Basta ver o espaço ocupado por uma pessoa num automóvel e o usado por uma pessoa numa bicicleta:

E isto é só o espaço! Nem me vou prolongar sobre a segurança, poluição do ar, poluição sonora, obesidade, dependência energética, custos monetários, infraestruturas, etc. Mas já se sabe, sou eu que sou activista, moralista desconectada da realidade e snob intelectual. Com muito gosto!

11 comentários:

  1. não sabia que tinha havido reacções dessas.. impressionante.
    a propósito:

    http://www.youtube.com/watch?v=YeJ-d86pKsw&feature=player_embedded

    ResponderEliminar
  2. Não há palavras para descrever isto... É pura insanidade mental...

    ResponderEliminar
  3. Sei que na massa critica de Lisboa não chegou a tanto, mas quase : houve um artolas que começou a conduzir a 30km/h no passeio da avenida da liberdade, os peões que fugissem. Pior, a polícia viu e não fez nada.

    Mesmo no dia-a-dia é muito comum encontrarmos atitudes não tão graves mas que demonstram bem a "xenofobia" das estradas.

    Enquanto a lei não estiver do lado dos peões e dos ciclistas estas atitudes vão continuar a ser a norma.

    ResponderEliminar
  4. O fulcral é: "Como não tenho televisão", bom, anda de bicicleta, tem um blog onde coloca algumas questões pertinentes acerca da sociedade actual, não vê televisão, e sim, parece que tem carro mas apenas o usa para lazer e se calhar, espero que não, ir ao médico...hmm ;)
    Só um aparte: "Enquanto a lei não estiver do lado dos peões e dos ciclistas estas atitudes vão continuar a ser a norma." concordo... parcialmente, porque basta andar um pouco por Lisboa e ver peões na estrada e sim com o passeio livre (há tão poucos e depois não os aproveitam...) e ciclistas a pulverizarem as regras de trânsito...sim, são muito menos e menos graves, à partida, que os automobilistas, mas como são contra corrente são mais visiveis...à mulher de César...

    Esta "atitude brasileira" anda nos blogs há uma semana e tal, eu também vejo pouca televisão (canal Panda não conta)mas não me lembro de uma unica nota num telejornal....

    Quanto ao resto, é indescritivel e apenas mostra o estado miserável a que chegou o que neste momento se chama Sociedade. O problema é que é mundial...os brasileiros tiveram o azar de serem colonizados pelos portugueses, mas e o resto do mundo, qual é a desculpa?

    ResponderEliminar
  5. Nunca tinha pensado nisso. Não tenho televisão e ando de bicicleta! É preciso cuidado que ainda me internam no Júlio de Matos ehehehehe.

    Eu soube da notícia através dos meus pais (que têm televisão) e viram a notícia no jornal da noite da rtp2 (acho eu) portanto ainda há alguma esperança para os canais públicos.

    A questão que o Helder coloca do resto do mundo é pertinente, mas há que ter em conta que a cultura do automóvel não é exclusivamente portuguesa. O que eu gostaria de perceber é como é que alguns países civilizados (Dinamarca, Holanda, Japão, Alemanha) conseguem ter uma cultura ciclista tão forte. Isso sim é interessante! :)

    ResponderEliminar
  6. Háhá pois é, é preciso ter cuidado;)

    A Alemanha, penso que desde os finais de 70's inicios de 80's, ficaram/desenvolveram uma cultura ambiental pronunciada ( até costumam ter "Os Verdes" no poder ou como uma das principais forças de oposição) após niveis de poluição elevados em que são emblematicas as chuvas ácidas.

    Os restantes...bom, num deles sabemos que são planos e que nos cafés vendem determinadas substâncias...ou então não, e são especialmente ordenados e organizados, em que os deveres civicos contam para alguma coisa e, talvez por viveram ou conseguirem viver mais que um dia de cada vez, conseguem tembém ter disponibilidade mental para verem e utilizar as alternativas existentes.

    OU como muitos diriam/dirão: estrangeirices, hmhmhm

    ResponderEliminar
  7. os portugueses têm uma relação muito estranha com os automóveis: à falta de melhor elegem-nos como forma de estatuto ou de classe e outros há que os decoram: almofadas, naperons, bonecos,... realmente penso que se poderia escrever um autentico tratado deste relacionamento de amor :)

    ResponderEliminar
  8. queremos mais posts! não pares o blog!!!

    ResponderEliminar
  9. mas que se passa?
    heim?
    onde estão os postes?
    e a irreverência?
    cá para mim estás a ficar "malandra", ou então a tua bicla ocupa-te demasiado tempo....
    como alguém ali a cima disse: hummmmmmmmmmmmmm

    ResponderEliminar
  10. Sou utilizador de bicicleta, mas não tão regular como tu. No entanto faço intenção de passar a usá-la com muito mais frequência. Descobri há pouco tempo este blogue... e é brutal! :) Um blogue com sentido de humor e inspirador... Subscrevo as palavras nos comentários acima, não pares o blogue!! Do que me lembro, foi dos pouquíssimos blogues que senti vontade de ler todos os posts mais antigos. Continua!

    ResponderEliminar
  11. Adorei o blogue e tenho pena que não tenhas continuado. Volta!!! ;)

    ResponderEliminar