Cada vez vejo mais pessoas a pedalar e os estacionamentos para bicicletas mais cheios. Também já me cruzei com um ou dois colegas do pedal nos transportes e até já fui a pedalar com outros estrada fora.
A crise económica terá uma forte influência neste processo, mas também é verdade que cada vez há mais pessoas a espalhar “a palavra”, seja com blogs (basta ver o agregador bicicultura), eventos (massa crítica, cicloficina, world naked bike ride, tweed run ) e até mesmo algumas instituições estão a ajudar. A câmara de Lisboa, por exemplo, tem em projecto vários percursos cicláveis, para além dos já construidos.
As pistas não são perfeitas é verdade, a noção de ciclovia ainda está num estado embrionário em Portugal. No Seixal, por exemplo o passeio ribeirinho é tudo em um (zona pedonal e ciclovia), o que leva o ciclista a ter que serpentear pelos desportistas e turistas.
O movimento ecológico também tem vindo a crescer e, apesar de uma forma um pouco trapalhona, mostra a bicicleta com uma das alternativas sustentáveis de transporte, ou como complemento. Em muitos transportes públicos já não se paga bilhete extra para levermos a bicicleta (apesar de em muitos outros estarmos confinados a certos horários).
Não estamos bem, mas também não estamos tão péssimos como às vezes dizemos e escrevemos (e como muitas vezes nos sentimos…).
Pensamentos positivos e boas pedaladas a todos.
Gosto!!!
ResponderEliminarpara quem anda há mais de 10 anos de bicicleta em Lisboa, garanto-te as coisas estão muito muito melhores :) a passar pelo respeito dos automobilistas
ResponderEliminarPara quem anda há 20, as coisas estão muito, mas mesmo muito melhores!! nos anos 90, era pura adrenalina - incluía insultos diários, buzinão constante, razias e "apertadelas"...
ResponderEliminarMas estamos a falar de circular em Lisboa de bicicleta ou de, pura e simplesmente, circular?????????????????????????????????????????
ResponderEliminarAcredito que em relação à bicicleta, a mesma já seja um "bicho" menos estranho, mas a verdade é que continuamos muito longe de um país civilizado, mas apenas no que concerne à circulação/condução automóvel (riso sarcástico)
Devagar chegaremos lá!
ResponderEliminarHélder: quem me conhece sabe bem a angústia que sinto por sermos um país tão retrógrada em tantas coisas, uma delas a questão das bicicletas. Mas é necessário reconhecer que estamos um pouco menos mal. Não acredito que venhamos a ser uma nova Holanda ou Dinamarca, mas um pouco de optimismo não mata ninguém. O melhor que temos a fazer é continuar a pedalar, com os cabelos ao vento e um sorriso na cara (e às vezes um manguito na mão :p).
ResponderEliminarBom dia,
ResponderEliminarSim, Raquel, toda a razão, eu ontem estava mal disposto, vi o(novo)preço do gasóleo ;)
Qual o nome do filme dos fins dos anos 80 (penso que algum dos leitores do blogue já deveria ver filmes nessa altura)em que o instrutor explica à aluna como fazer o belo do manguito?