quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Comer fora versus Levar de casa

Comer fora todos os dias é um hábito muito comum em portugal. No entanto este hábito pode sair bem caro. Ora vamos lá às contas (que eu tanto gosto):
  • almoço "barato" num centro comercial: 5 € + lanche "barato" no café: 2€ = 7€ por dia
  • 7€ x 5(dias por semana) x4 (semanas) = 140€ por mês
Levar comida feita de casa é sem dúvida um grande desafogo ao fim do mês. Se, como eu, vivem a contar os tostões (ou por serem forretas ou por ganharem pouco ou por preferirem gastar o dinheiro noutras coisas) é uma grande ideia a implementar.

O pior é que a maior parte dos locais de trabalho não têm condições para fazermos a nossa refeição. São coisas que se podem mudar (um micro-ondas da marca Kunft custa 39€). Por exemplo, eu e as minhas colegas comprámos entre nós uma chaleira, pratos, talheres e outros "necessaires" para podermos comer confortavelmente nas nossas mesas de trabalho.

Para além de poupar nos euros, levar comida de casa permite-nos ainda fazer uma alimentação mais correcta, pois somos nós que escolhemos e confeccionamos a comida.
Portanto se me virem a passar com a minha pasteleira ninja já sabem, há grandes probabilidades de levar a marmita na mala (por favor não me atropelem, já viram o desperdício de comida que era?).

9 comentários:

  1. E quando é o patrão que não quer, por causa dos cheiros e ...bom, pelos menos o frigorifico está em modo congelador, não há ada que se estraga em menos de 3 meses, ou seja, mais um erro...

    Mas, sim, para além de se controlar melhor o que se come, o valor mensal poupado, pois à partida a refeição caseira nunca fica tão cara, e até pode ser uma sandes bem nutritiva, haja imaginação, é importante.

    ResponderEliminar
  2. Não percebo: Se comer refeições fora, então gasta dinheiro, se levar de casa não gasta? Mas a comida nasce à borla lá em casa? Ou é desviada da despensa que alguém pagou para encher, ou então gastou dinheiro para sair á rua e comprar para levar para casa, para depois voltar a sair com ela para o emprego. Isso de misturar trabalho e fritos, é muito cigano. Trabalhar é trabalhar, comer é noutro lado.

    ResponderEliminar
  3. Caro Miguel

    Trabalho bastante para ter a minha própria comida, obrigada...

    Enfim, pode comprar a comida perto da sua casa e vai a pé ou de bicicleta às compras, que eu saiba ainda não pago portagem para sair da porta do meu prédio a pé. Se não gosta de gastar calorias e prefere gastar dinheiro então vai de carro uma vês por mês comprar a maior parte da comida ao supermercado e compra os frescos regularmente perto de casa.

    Depois faz a sua comidinha (ou pede a alguém para fazer por si- eu para além de a comprar também a cozinho, já que vivo sozinha e não sou parasita) e leva a marmita para o trabalho. Em vez de gastar 140€ por mês apenas no almoço e no lanche, vai ver que se calhar esses 140€ dão quase para todas as refeições do mês inteiro, o que é uma GRANDE diferença.

    Parece-me é que não deve ir muitas vezes às compras, senão veria que o dinheiro que se gasta num lado (a comprar comida no supermercado) e o que se gasta no outro (no restaurante) não tem nada a ver.

    Mas lá está, são escolhas. Eu prefiro levar a comida de vez em quando de casa para chegar ao fim do mês e poder ter outras regalias. Se prefere comer fora, então coma fora :)

    ResponderEliminar
  4. "Isso de misturar trabalho e fritos, é muito cigano. Trabalhar é trabalhar, comer é noutro lado."

    lolololol mas este senhor nunca foi à Europa do norte onde praticamente toda a gente leva comer de casa? Ou será que eles são todos ciganos?? E eu que pensava que eles eram dos países mais ricos e evoluídos do mundo, com uma produtividade no emprego muito superior à nossa... Ando muito enganada!

    Mas ao menos estes comentários de "vistas curtas" são cómicos de ler :) Haja boa disposição! (Já que bom senso parece difícil!)

    ResponderEliminar
  5. Sem dúvida... 'esses' comentários deixam-me ao mesmo tempo divertido e depressivo! Como diria o meu avô: "Oh alminhas..."

    A empresa onde trabalho, situada no Saldanha, posso ir à praça de restauração sem sequer sair do edifício, não obstante a empresa tem 3 cozinhas (consigo contar mais de 7 micro-ondas, 4 frigorificos, 3 cafeteiras eléctricas...) e 3 pequenas cafetarias. Nem sempre trago marmita, mas diria que 70% das vezes trago, tal como muitos dos meus colegas. Contudo ao que parece, somos umas cambada de ciganos...

    Há malta que não se toca, não é?

    ResponderEliminar
  6. Realmente é sempre com alegria que lemos este blog e respectivos comentários, pois temos a certeza de passarmos bons momentos de alegre descontracção!
    ali o querido Miguel é um bom português: a hora de almoço é sagrada se for especialmente desfrutada numa esplanada com um solinho a bronzear e umas horitas a curtir que nem jibóia..... viva Portugal a jibóiar à hora do almoço!
    (e já agora vivam os portugueses que estão quase no fim da tabela da produtividade europeia)

    ResponderEliminar
  7. Era para escrever aqui muita coisa, mas não vale a pena - conheçam o Miguel Brito aqui: http://www.facebook.com/photos.php?id=1740387176

    ResponderEliminar
  8. oh...já não consegui ver...

    ResponderEliminar
  9. E eis que algumas coisas deselegantes se passam nos comentários deste blog... A elegância da nossa anfitriã merece melhor :-)

    ResponderEliminar