sábado, 8 de janeiro de 2011

Alimentação (generalidades)

É fundamental perceber que dietas restritivas, comprimidos mágicos, batidos, dietas de tipo de sangue, dieta dos signos, dieta de um só alimento e coisas parvas deste género não têm fundamento científico nenhum e muitos deles provavelmente fazem mal! O importante é alterar a nossa alimentação de modo sustentado, de maneira a manter os bons hábitos para o resto da vida.

As seguintes dicas foram retiradas do livro Repensar o peso, (escrito por professores da minha faculdade. Não queria fazer publicidade, mas é de longe o melhor livro sobre o assunto que já vi à venda). Acrescentei alguns comentários.

  • Comer 5 a 6 vezes por dia: pequeno-almoço, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar, ceia;
  • Reduzir o tamanho das porções ingeridas;
  • Excluir as gorduras visíveis e reduzir as invisíveis (fritos, carnes gordas, ...,)
  • Preferir lacticínios magros (leite magro, queijo fresco, iogurtes não açucarados)
  • Evitar os refrigerantes e outros produtos com açúcares adicionados (açúcar ninja!)
  • Ter em atenção o consumo de molhos (preferir outros molhos - de soja, de iogurte, etc)
  • Aumentar a proteína magra (soja, leguminosas, carnes de aves sem pele, peixe, clara de ovos, tofu)
  • Comer sopa e/ou salada diariamente
  • Escolher cereais integrais e pouco processados (a maioria de cereais à venda estão carregados de açúcar)
  • Evitar alimentos ricos em açúcar e gordura (bolos, biscoitos, gelados, bolachas, chocolates)
  • Tomar sempre o pequeno-almoço ( ver aqui)
  • Planear o dia alimentar
  • Dedicar mais tempo aos alimentos, na compra, na preparação e na refeição
  • Reduzir as idas ao restaurante
  • Ler atentamente os rótulos e as listas de ingredientes

A ideia principal é que um plano alimentar não deve ser um sacrifício, mas sim um processo de aprendizagem e prazer. Redescobrir os alimentos e o prazer das refeições. O ideal é fazê-lo com a família, criando um processo de entreajuda (para além de melhorarmos a saúde dos que nos estão próximos).

5 comentários:

  1. Falta uma recomendação que para mim foi o que melhor resultou para passar a ter uma alimentação saudável - fazer compras nos mercados tradicionais e deixar de entrar em hipers, supers e outros caixotes dispensadores de comida de péssima qualidade!!

    ResponderEliminar
  2. Pois, é verdade. E assim não só comes melhor como apoias a comunidade local. Double win! Outra recomendação que falhou (ou melhor, era só generalidades, mas devia ter posto) é nunca ir às compras com fome e sem lista! Dá sempre azo a desvios...

    ResponderEliminar
  3. Eu, apesar de usar o carro para tal, mea culpa, passei a fazer as compritas de verduras, frutas e por vezes até peixe e carne no mercado de benfica, a verdade é que, para além da óbvia melhoria de qualidade, frescura, variedade dos mesmos, e já contando com o custo do gasóleo gasto, permite poupar uns euros em comparação com os hipers de estimação que por cá temos (apesar de todos os clubes de produtores e afins...) ou seja, é uma situação win win.

    ResponderEliminar
  4. Só boas ideias! Em breve um post sobre comércio tradicional. Obrigada pela inspiração:)

    ResponderEliminar
  5. Mas a ideia de que ir às compras só dá de carro é uma grande treta! Eu vou de 7rios ao mercado de alvalade de bicicleta com um atrelado e nunca tive que deixar de trazer nada. E o que não compro directamente no mercado (que tem quase tudo a melhor e a melhores preços) compro numa mercearia ou no LIDL que é mesmo ao lado.
    Andar de carro para mim hoje em dia tornou-se um grande frete que evito o mais possível - a bicicleta e os TP levam-me a todo o lado que preciso efectivamente de ir, os que vou por gosto opto por "gostar" só dos que tem boas acessibilidades de bicicleta e/ou TP.

    ResponderEliminar