sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Pedagogia

O leitor Miguel Brito tem feito sistematicamente comentários muito carinhosos sobre os meus posts, sendo este o meu favorito:

Descobri este blog recentemente, e é sintomático da nova atitude pedalistica: Descubro cada vez mais que andar de bicicleta não é simples, natural e complementar, é algo religioso, obsessivo e de atitude talibã. Porque será que quem pedala quer sempre ser "mata-carros"? Assumem a sua liberdade de escolha como pedadogia revolucionária para impor aos outros a sua visão parcelar.”

Caro Miguel.

Fico muito feliz por ter descoberto este blog. No entanto, nego sofrer de quaisquer complexos religiosos, obsessivos ou de talibãs . Deixe-me dizer-lhe que uso o carro todas as semanas, tal como uso a bicicleta, os transportes públicos e os meus pézinhos. Não sou nem quero ser mata-carros. Pode acontecer num ou noutro dia de frustração eu expressar os meus sentimentos no meu blog PESSOAL (que só lê quem quer), tal como já aconteceu.

Quero deixar muito claro: não sou exemplo para ninguém. Dizer mal é fácil, é o que os portugueses mais fazem. Já apontar o que está mal e apresentar ALTERNATIVAS é muito mais dificil e interessante, e é esse o intuito deste blog: apresentar um estilo de vida alternativo para quem está descontente ou quer algo mais.

Se está contente com tudo na sua vida e acha que não tem de alterar nenhum comportamento nem nenhuma atitude e que é perfeito, ainda bem. Oxalá fossemos todos assim, tão divinos. Eu não tenho ilusões de perfeição, tento melhorar todos os dias, fazendo pequenas acções que me beneficiem a mim, mas também aqueles que me rodeiam.

Deixo também muito claro que quero ser livre de pedalar se assim o desejar, sem ter que aturar as bestas que passam por mim em excesso de velocidade e põem em perigo a minha vida (e portanto a minha liberdade) e sem apitadelas de anormais que não têm o mínimo de respeito pelos outros. Tal como se quiser ir de carro, a pé, de trotinete, a cavalo, ou mesmo nua a correr pelas ruas não admito que ninguém mo impeça, especialmente se puserem a minha vida em perigo.

Caro Miguel, não quer andar de bicicleta? Não ande. Não quer usar os transportes públicos? Não use, leve o seu carro para onde quizer, desde que não me atropele quando vou de bicicleta ou a pé, nem me bata quando vou de carro, somos todos amigos. Não quer levar comida feita de casa? Não leve, mas não admito que mande boquinhas a dizer que ando a roubar comida que alguém trabalhou para comprar por mim. O excelentíssimo não me conhece nem faz ideia do que faço ou deixo de fazer para ter aquilo que tenho e para ser aquilo que sou.

Eu vou continuar alegremente a apresentar alternativas inteligentes, engraçadas, originais, económicas e saudáveis a todos aqueles que querem mudar qualquer coisa nas suas vidas.

E até lhe deixo uma foto minha a andar de comboio e portanto, de acordo com a sua lógica, a ser moralista e talibã.


Cumprimentos e bons pontos de embraiagem para si

16 comentários:

  1. Muito bem!
    Concordo com tudo o que dizes.
    Adorei os cumprimentos finais, "... e bons pontos de embraiagem para si" :)
    Como disse um amigo, "de maluquinhos já não passamos", ignora,... ok, e dá-lhes na cabeça volta e meia ;)

    Boas pedaladas!

    ResponderEliminar
  2. Sabes como é «cigana» (esta é mais uma pérola desse senhor), quem não tem argumentos parte para o insulto. Na maioria dos casos não tem é esperteza suficiente para se dar ao trabalho de ler o resto do blogue e faz figuro de urso.
    É só mais um troll na Internet. O melhor que temos a fazer é ignorâ-lo.
    Boas viagens, seja de carro, de bicicleta, a pé, de comboio ou de monociclo. :D

    ResponderEliminar
  3. Não consigo perceber este senhor… acho que nem vale a pena dedicar-lhe tantas palavras.

    Parabéns por rumar contra a fraca qualidade de vida que se vive nas nossas cidades e não só.

    ResponderEliminar
  4. muito bem! parece que com o stress da cidade anda tudo meio doidinho! depois vêm para a net descarregar a fúria ! lol
    Esse senhor não deve ter qualidade de vida nenhuma........frustado! Tristes vidas!

    Eu por cá....vou seguingo o blog! obrigado e parabéns!

    ResponderEliminar
  5. Acho que é mais um parvo alegre: http://www.facebook.com/photos.php?id=1740387176

    E é este senhor, professor universitário? Tristeza...

    ResponderEliminar
  6. Cara Rita, bem respondido. Agradeço a resposta e admito ter sido um pouco excessivo, mas continuo a acreditar que ter automóvel não é crime. O verdadeiro problema não é acreditar que há opções alternativas de mobilidade, o problema é essas opções divergentes serem supostamente “certas e correctas” e como tal aplicáveis a todos, independentemente da sua situação particular de vida. Acho que não faz sentido uma guerra “automóvel versus bicicleta”. Ambos são parte da mobilidade global, tal como os transportes públicos e o acto pedonal. Em vez de buscarmos conflitos que adicionem problemas, precisamos insistir numa organização de sociedade inclusiva, plural nos sistemas de mobilidade. Também tenho bicicleta (um chasso de hipermercado), e cada momento de vida exige meio de transporte adequado. É importante dar testemunho das opções pessoais, mas que não sejam imposição aos outros. Cumprimentos a todos, mas não consigo negar, adoro o cheiro de octanas pela manhã…

    ResponderEliminar
  7. Miguel Brito, aqui a única pessoa que tentou dizer que um meio de transporte era melhor do que os outros foi o Miguel.
    Aqui a única pessoa que andou a insultar as pessoas que não usam o meio de transporte que o Miguel acha adequado foi o Miguel.
    Aqui a única pessoa que veio criticar as opções de vida das outras pessoas foi o Miguel (lembremo-nos daquele post sobre levar comida para o trabalho em que o Miguel disse que quem fazia isso eram os ciganos - antes cigano do que mal educado e prepotente, digo eu).
    Ganhe um bocado de vergonha na cara.

    ResponderEliminar
  8. OK. Já não incomodo mais. Podem pedalar sózinhos.

    ResponderEliminar
  9. Não me chamo Rita é Raquel, ou agora para se ser professor universitário saber ler já não é um requisito?

    E tal como o anónimo disse, neste blog nunca se escreveu que ter carro era errado (eu tenho carro!). E se quer dar a sua opinião aprenda a dá-la de maneira civilizada, não é chamar-nos talibãs e ciganos.

    E já agora, sr professor, "sozinhos" não leva acento.

    ResponderEliminar
  10. Ok... mas alguém me explica o " pontos de embraiagem para si"? Por favor...

    ResponderEliminar
  11. " Ok... mas alguém me explica o " pontos de embraiagem para si"? Por favor..."

    O exm. sr. Miguel Brito num dos comentários que fez falou sobre a Holanda e sobre como lá aquilo é tudo tão plano que as pessoas nem sequer sabem fazer pontos de embraiagem.

    ResponderEliminar
  12. É cada vez mais refrescante ler este blog, por tudo e acreditem, por nada.

    PS: eu também adoro o cheiro de octano (alguém, eu não, que não sou professor, lhe explique o que é o indice de octano num hidrocarboneto e que octanas não existem...)pela manhã, mas isso não impede de ver e analisar tudo o resto que se passa no resto deste mundo.

    ResponderEliminar
  13. Eu ando de bicicleta como meio de transporte quase todos os dias à três anos.
    Vou às compras, faço turismo visitando cidades estrangeiras de bicicleta, quando saio para ir jantar fora ou tomar um copo, enfim para o mesmo que a maioria dos portugueses usa o carro.
    Quanto à história das octanas e do repirar fumo de automóvel o que faço quanto a isso é não usar o carro - essa é a opção corajosa, optimista e generosa para com os concidadãos.
    O problema é muita gente, face a problemas evidentes e reconhecidos, continuar numa perspectiva covarde, egoista e pessimista, de que isso de optar pelos TP e pela mobilidade suave é para os outros.
    Parabens pelo Blog Raquel e já agora não resisto a sugerir-te que mandes uma foto tua a andar de bicla para o Blog do Miguel Barroso - o Lisbon Cycle Chic...

    ResponderEliminar
  14. Obrigado Nuno - a Raquel já apareceu por lá: http://www.lisboncyclechic.com/?p=696

    Logo no início do Lisbon Cycle Chic, a Raquel foi das primeiras pessoas a comentar um artigo. Na altura deixei-lhe o convite para me enviar fotos, ou se ela quiser, combinarmos um encontro para a fotografar - o convite continua de pé!

    Parabéns Raquel, pelo excelente Blog

    ResponderEliminar
  15. Muito obrigada pelos comentários :) Motivação extra para continuar a escrever e num futuro próximo tirar mais fotos com a minha pasteleira ninja

    ResponderEliminar