Lisboa é a quarta capital europeia com mais o solo mais impermeabilizado, diz a Agência Europeia de Ambiente - European Environment Agency.
Excesso de espaço dedicado aos automóveis (estradas, estacionamentos) e à construção e a falta de espaços verdes (jardins, logradouros) tem levado a qualidade de vida em Lisboa e arredores, tal como em muitas outras cidades portuguesas, a descer.
As cheias anuais são apenas um dos preços a pagar (e claro que a falta de limpeza e manutenção dos esgotos e sarjetas não ajudam), mas também a qualidade do ar e o aumento de temperatura se tornam sufocantes.
Os logradouros, os jardins urbanos, as ruas e os estacionamentos com árvores para fazer sombra (em vez daquelas palas horríveis que agora se põem em todo o lado) fazem uma grande diferença. Para quando uma aposta na qualidade de vida do cidadão?
É preciso que o cidadão EXIJA qualidade de vida. Nós portugueses temos muitas coisas boas, somos excelentes em muitas mais mas, somos muito pobres a exigir o que nos é devido.
ResponderEliminar