sábado, 8 de janeiro de 2011

Perder peso – um overview

Muitos temos como resolução de ano novo “perder peso”... um verdadeiro pesadelo!

O peso do corpo inclui a massa isenta de gordura (ossos, órgão, músculo, pele, etc) e massa gorda (chichinha). O que interessa é perder a massa gorda e manter ou aumentar a massa magra (ficarmos com caparro). Só com dieta perdemos peso com sacrifício das duas coisas (gordura e músculo), o que não é muito bom. O ideal é fazer um bom plano alimentar e um bom plano de actividade física.

Antes de iniciar seja o que for é importante perceber qual o ponto da nossa situação. Porque queremos perder peso? (motivos estéticos, de saúde, de estilo de vida?) e motivarmo-nos para tal. A força de vontade é vital em tudo na vida, aqui não será excepção. E, claro, é sempre mais fácil ter um companheiro de aventuras (amigo, namorado/a, esposo/a, cão ou amigos imaginários).

Podemos utilizar o IMC (índice de massa corporal – ver aqui) para ter uma ideia do que devemos (ou não) perder. Sempre que nos pesamos há que o fazer à mesma hora, de preferência em jejum e depois de ir à casa de banho. Não é bom pesarmo-nos todos os dias, pois o corpo tem oscilações de peso naturais. Uma vez por semana é ideal.

Também é boa ideia termos objectivos realistas e saudáveis. 1 a 2 kg por mês é o adequado para não haver grandes oscilações nem descontrolos malucos.

3 comentários:

  1. Os meus amigos imaginários recusam-se a "gingar" comigo (agora que tenho uma ginga nova!), vou ter que arranjar um amigo/a real para puxar a carroça

    ResponderEliminar
  2. Talvez tenhas que mudar de amigos imaginários. Imagina uns mais porreirinhos LOL ;)

    ResponderEliminar
  3. Após tanto tempo consegui algum tempo para ler este post! Adorei este texto sobre como emagrecer. Fiquei muito feliz de achá-lo! Desejo aproveitar este momento e perguntar algo. Tem alguma organização responsável no Brasil com o intuito de punir o abuso de certos programas de perda de peso? Muito obrigado e até o seu próximo post!

    ResponderEliminar