segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Comércio tradicional

A ideia que ir ao centro comercial ou ao supermercado sai mais barato e é mais cómodo não é sempre verdadeira. Os supermercados têm um sistema de marketing e de estímulo de consumo que nos leva a tentações e muitas vezes acabamos por comprar aquilo que não precisamos, ou aquilo que não é bom para o nosso corpo, saúde e bem-estar, para além de que se gasta dinheiro com o carro e tempo nas filas para pagar. Estar num sítio com ar condicionado no meio de uma multidão, onde há filas para entrar, filas para pagar, filas para comer, filas para sair… para mim é um sacrifício.

Prefiro percorrer as ruas a pé,
levar com o vento na cara e o sol nos olhos, escolher produtos frescos com muito mais qualidade, ter um atendimento simpático e afável e não ter de pagar mais por isso, ao mesmo tempo que apoio o comércio local e estabeleço contacto com as pessoas da minha comunidade.

A solução será, talvez, recorrer aos dois tipos de comércio: ir de vez em quando ao supermercado para comprar coisas básicas e avulso (esparguete, cereais, arroz, etc) e ao comércio tradicional para comprar os frescos (fruta, vegetais, peixe, leite, pão, etc).

Experimentem e vão ver que é muito mais agradável e amigável para o bolso.

5 comentários:

  1. Como disse num post anterior, e não tendo o chamado "comercio tradicional" bem implementado onde moro, excepção feita a talhos!!!!, faço as compras de produtos manufacturados em qualquer super ou hiper de estimação e os "verdes" (e por vezes peixe e carne) no mercado de benfica e a verdade é que se nota no bolso e na qualidade, para melhor ;)
    Ainda me lembro quando morava em Arroios das mercearias e a loja de cafe e chá...hmhmhmhmhm

    ResponderEliminar
  2. Eu sei, aliás a ideia deste post veio dos vossos comentários (se forem ver fiz um comentário aos vossos comentário a agradecer a inspiração)

    ResponderEliminar
  3. Poisé!
    Alguém se recorda daquelas mercearias, onde de tudo se vendia, à molhada? e que atrás do balcão estava o senhor merceeiro a fazer as contas num caderninho e que guardava o lápis atrás da orelha? e que dava sempre dois dedos de conversa?
    Por vezes tenho saudades......

    ResponderEliminar
  4. Sim, eu li :) depois de colocar o meu comentário...mas agora voltei a pensar no cheirinho da loja do café e chás de Arroios...hmhmhmhmhmhmhm
    Curiosamente nunca fui ao mercado que havia/há mesmo em frente...

    ResponderEliminar
  5. Olá :)
    Sou estudante de 12ºano de Design de Produto. Estou a realizar um trabalho acerca do comércio tradicional do Porto e adorei o texto realizado para este blog. Por acaso não sabes de mais nenhum site/blog que poderá conter informações acerca desde tipo de comércio?
    Obrigada,
    Carolina Cardinal

    ResponderEliminar